Segundo o dicionário Aurélio, o termo provisório tem o seguinte significado:
Interino, passageiro, temporário, provisional
Pelo jeito, tinha...
Pois o governo federal vem com mais uma supresinha para todos os brasileiros:
Quer prorrogar mais uma vez a famigerada CPMF (contribuição provisória sobre movimentação financeira)
Essa invenção foi obra do governo FHC, criada em 1996 para ser provisória!
O propósito de sua criação não poderia ter sido mais nobre:
Destinar recursos para a saúde
Passados mais de 10 anos, a saúde vai de mal a pior nos hospitais públicos
Mas o dinheiro continua sendo roubado, digo sacado, de nossas contas todo mês
Você já parou para pensar quanto dinheiro seu já foi furtado por essa "contribuição"?
Por lei ela deveria durar até setembro de 2007.
Mas agora o governo Lula pressiona e chantageia o congresso nacional para prorrogar essa violência!
Infelizmente pouco podemos fazer...
É a classe média pagando mais uma vez a conta da gastança com dinheiro público.
Seria mais coerente mudar a sigla para
Confisco Permanente, Meu Filho!!!
6 comentários:
Talvez a CPMF seja o tributo mais polêmico do Brasil. Não pela sua alíquota, tampouco pelo valor de sua arrecadação (que, sem dúvida nenhuma, não têm tanta relevância para o contribuinte quanto, por exemplo, o imposto de renda ou a contribuição previdenciária). Sua origem e continuidade, absolutamente controversas, são as principais razões de sua fama.
Defensores citam a fácil cobrança, baixa sonegação e o alto poder arrecadatório como pontos favoráveis à sua manutenção. Sem contar que a CPMF passou, há pouco, a ser utilizada na fiscalização tributária.
Caso ela seja extinta, o governo alega que seria obrigado a substituir a receita perdida com o aumento da alíquota de algum outro imposto. De que adiantaria, portanto, cortar de um lado, se será necessário aumentar de outro?
Opositores, todavia, entendem que a CPMF, por incidir em cascata, atinge toda a sociedade sem levar em conta a capacidade contributiva de cada um. Eleva preços de produtos e aumenta os juros na concessão de crédito, retirando dos cidadãos recursos que poderiam ser destinados à poupança ou ao consumo.
A turminha da extrema oposição, ainda, afirma que o tributo é simplesmente um jeito que arrumaram para se pagar para usar o próprio dinheiro.
Na berlinda
A maioria das pessoas não gosta muito do CPMF, o tributo que era provisório e está cada vez mais perto de se perpetuar. A título de reflexão, façamos um teste.
Considere que todas as alternativas abaixo têm o mesmo impacto orçamentário. Qual delas você prefere?
1. A eliminação da CPMF
2. A redução da alíquota do IRPJ de 25% para 11%
3. A redução da contribuição patronal sobre a folha de salários das empresas de 20% para 4%
4. Extinção do IPI e redução da Cide-Combustíveis em 50%
Impostos, Impostos, Impostos...
Não poderia ter outro nome!!!!
Todas essas alíquotas, tratam-se de abusos tributários "IMPOSTOS" a nós cidadões, sem termos o direto de definir quanto podemos, ou quanto realmente deveria ser pago. Uma cultura onde nós pagamos sempre MAIS por muito menos serviços (serviços miseráveis), enquanto pagamos uma fortuna. Trata-se de uma forma "legal" de colocarem a mão no nosso bolso(roubarem), sem que nós possamos denunciá-los.
Falamos muito, e agimos pouco. Como por exemplo agora, estamos aqui a falar, depois de mim talvez mais alguém coloque sua opinião(contra ou a favor), mais qntos de nós já fizemos algo concreto para mudar isso? Se eu fosse abrir um tópico para responder esta pergunta a maioria( e talvez todos), responderiam que não fizeram nada, sabe porque? Porque nossa cultura não nos permite acreditar que essa situação seja remediada, que podemos fazer algo, muitos diriam "Não podemos fazer nada", ou " Não sei o que eu poderia fazer" e assim como a a maioria, Eu tb não sei. Pois vivemos num mundo onde a cada dia surge mais um escandalo, que sempre dá em pizza, num país do "relaxe e goze". Tenho uma sugestão: Pegamos todos os políticos e aqueles que acreditam neles, e jogamos dentro de um buraco bem fundo e tocamos fogo. Para mim todos os político são doenças incuráveis e contagiosas, não odemos dizer: "Fulano é uma boa pessoa, humanitário, gente da terra da gente, vamos colocá-lo na presidência", NÃO ADIANTA, se chegar perto pega a doença da corrupção( ne algumas outras relacionadas). O congresso deveria ser uma grande lona, com listras azuis e amarelas, porque os PALHAÇOS já estão lá!
Por favor, alguém que tiver alguma sugestão concreta, por favor sugiram, para aqueles que falam (assim como Eu), possamos fazer algo.
O problema é que a oposição no Brasil é de faz de conta. Esse governo faz e desfaz, manda e desmanda. O que fazer? Ir à rua protestar? Passar a usar só dinheiro vivo? Ou votar em um político integro? (caso haja algum Eu cravaria a terceira opção, mesmo sabendo que é a mais difícil das três
Seja como for Dynha, quem de nós realmente acredita que o brasil vai mudar...? Quem realmente acredita que nesse pais que só anda pra traz, encontrarão solução para tais problemas, que vem de muitos anos... Fomos colonizados, escravisados, e hoje suspostamente "libertos", temos a mesma mentalidade... exemplo disso... elegemos o Lula!
Então, me diz você... que solução concreta você daria ao Brasil??
Se os proprios Brasilerios vivem em um mundo de fantasia, de sonhos, e de futuro incerto... Dynha, o Brasil infelizmente está perecendo... seu verde já não é tão verde... sua riqueza... Que riqueza??
Somos coitados...
A solução concreta que te daria, é educar nossos filhos para o respeito e pelo amor, assim quem sabe nosso netos, tenham melhor chance que nós...
O que nós resta é orar pelo Brasil!
Entaum luka, se a solução está em educar nossos filhos, sinto muito em le informar, que entaum não temos nenhuma soluções. Como eu le disse, não sei o que fazer, sabe porque? Porque fui educada sim pela minha mãe que devemos sempre cobrar pelos nossos direitos e acima de tudo assumir nossos deveres com responsabilidade, ter respeito pelas pessoas, ter humildade em nossos atos, ser solidários com a sociedade, fazer nossa parte... entre outros...
Porém, nossa personalidade é 20% definida pelos ensinamentos maternos, os 80% são definidos pelo meio(mais ou menos isso). Entaum repito, não há como educar nossos filhos se a sociedade piora a cada minuto.
Luka, essa é uma mudança que deve ocorrer de fora para dentro, por isso que eu tb não acredito que seja possível, é difícil mudar o mundo para entaum mudar nossos filhos...
- Você sabe porque as escolas públicas só colocam na grade as disciplinas de filosofia, economia e sociologia a partir do segundo grau?
- Já percebeu que no segundo grau o ensino fica mais precário, sem direito a merenda, livros e os alunos ainda são submetidos a professores estagiários?
- sabe porque muitos alunos de escolas públicas nem sequer chegam ao segundo grau?
Não temos como educar nossos filhos, porque os filhos do mundo serão corrompidos pelo própio mundo.
Luka, é melhor agente pintar a cara e ir para as ruas... ou eleger políticos ÉTICOS!
Ética? Política?
Essas palavras soam como piadas, quando mensionadas juntas...
Postar um comentário